Sou vegetariana! Você come o quê?

Sou vegetariana

Sou vegetariana! 

Se eu me tornar vegetariana, eu vou comer o quê? Desde sempre escutei uma frase bem parecida com essa. “Se você não come carne, come o que? E a minha resposta era sempre a mesma: “Como de tudo, menos carne”.  Abster-me de carne é uma opção que vou levar pra toda a minha vida. Sou vegetariana e não enxergo a carne como um alimento.  Se você se interessa pelo assunto ou está pretendendo ser vegetariano ou vegano, esse post vai esclarecer alguns mitos. Vamos lá?

O que é um vegano?

O veganismo é uma forma de viver, que busca excluir na medida do possível, todas as formas de exploração com animais, seja na alimentação, vestuário ou qualquer outra finalidade. Os veganos não vão a circos, zoológicos, touradas, rodeios ou qualquer forma de entretenimentos que utilize animais. Explica o site The vegan society.

O que é um vegetariano?

O vegetariano exclui todo tipo de carne da sua alimentação. O vegetarianismo costuma ser classificado da seguinte forma:

Ovolactovegetarianismo: utiliza ovos, leite e laticínios na alimentação.

Lactovegetarianismo: utiliza leite e laticínios.

Ovovegetarianismo: utiliza ovos na sua alimentação.

Vegetarianismo estrito: não utiliza nenhum produto de origem animal na sua alimentação.

Quantas vezes você já ouviu falar que adotar uma dieta vegetariana era prejudicial à saúde? Vou listar 4 mitos sobre a dieta vegetariana e vegano.

Sou vegetariana- arruma ai!

 

1- Ao eliminar a carne do cardápio, temos que substituir por ovos e laticínios

Esse erro é muito comum, mas cada vez menos frequente. ainda bem! Trocamos carne por leguminosas ( feijão, ervilha, lentilha…). Essa troca é muito mais adequada para a nossa saúde, pois aumenta o consumo de fibras e reduz o teor de gordura ingerido.

2- Ao retirar a carne da dieta, o risco de deficiência de ferro será grande. 

Outro mito, porque obter ferro na dieta vegetariana é bem simples. A maior fonte de ferro da dieta, mesmo de quem come carne, vem do reino vegetal. Feijão, soja, lentilhas, beterraba…

3- Há aminoácidos ausentes no reino vegetal e eles não suprem nossas necessidades. 

É necessário que haja na dieta vegetariana e vegana , pelo menos 4 colheres de sopa de leguminosas por dia, pois com essa quantidade, o teor de lisina (o aminoácido essencial que ingerimos em menor quantidade) ultrapassa nossa necessidade.

4- Sem o leite de vaca a dieta será pobre de cálcio.

O leite de vaca preserva 30% de absorção de cálcio, a biodisponibilidade de cálcio desse produto é de 30%. Algumas folhas como a couve e brócolis tem biodisponibilidade de 50% a 60%.

São muitos os mitos sobre a dieta vegetariana e vegana. Esses 4 são os mais comuns. O  veganismo e o vegetarianismo conquista mais adeptos a cada dia, eu acho isso ótimo! Quem sabe algum dia, quando eu disser que sou vegetariana, vou parar de ouvir a famosa frase: se você não come carne, come o quê?

Seja vegetariano, seu corpo e o mundo agradecem!

Xoxo!

 


Sou vegetariana
Sou vegetariana! Você come o quê?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *